🔓 Todos os contos de Julio Cortázar reunidos em dois volumes

O box “Todos os contos” traz narrativas fundamentais do argentino, dois de seus ensaios mais famosos sobre esse gênero literário e um estudo do crítico Jaime Alazraki
Julio Cortázar, autor de “Todos os contos”
13/05/2021

Está em pré-venda pela Companhia das Letras o box Todos os contos, de Julio Cortázar. Em dois volumes de capa dura, com mais de mil páginas, a coletânea reúne todas as narrativas breves do argentino, dois de seus ensaios mais famosos sobre esse gênero literário e um estudo do crítico Jaime Alazraki.

Histórias de cronópios e de famas (1962), As armas secretas (1959) e Octaedro (1974) são três dos seis livros de contos reunidos nos volumes traduzidos por Heloisa Jahn e Josely Vianna Baptista, que devem começar a circular no final de junho.

“Em Cortázar, o conto é entendido como uma totalidade orgânica, uma narrativa de economia rigorosa, uma estrutura em tensão, limitada quanto ao tempo e quanto ao espaço, na qual todos os elementos devem estar, necessariamente, em função do efeito unitário do conjunto”, anota Davi Arrigucci Jr.

Radicado na Argentina desde criança, Julio Cortázar nasceu em Bruxelas, em 1914. Estreou na literatura com os contos de Bestiário, em 1951, e publicou com regularidade por toda a vida. Além de ser reconhecido como um dos mestres da narrativa breve latino-americana, destaca-se pelo romance O jogo da amarelinha (1963). Morreu aos 69 anos, em 1984, na capital francesa.

>>> Leia ensaio de Fabiano Barboza Viana sobre O jogo da amarelinha

>>> Leia texto de José Castello sobre as reflexões de Cortázar a respeito da escrita

Todos os contos
Julio Cortázar
Trad.: Heloisa Jahn e Josely Vianna Baptista
Companhia das Letras
1144 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho