A Quelônio está lançando o livro de narrativas breves Enquanto os gigantes dançam, de Paulo Vicente Cruz. O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira (17), às 20h, em evento online no perfil do Instagram da editora, com a presença do editor Bruno Zeni.
Trata-se da estreia em livro de Cruz, que vem publicando pequenos contos e textos de gêneros fronteiriços em blogs, revistas eletrônicas e antologias, como na edição de 40 anos dos Cadernos Negros. A obra também traz texto assinado pela escritora Daniela Kopsch.
Os textos do autor habitam terreno híbrido, entre o conto, a crônica, o perfil e o ensaio pessoal. Essa dicção de fronteira pode ser vista no texto que abre o conjunto, Pergunta simples ao coração de Flaubert. Em uma paráfrase crítica do conhecido conto Um coração simples, de Gustave Flaubert, o texto aponta a ausência de um nome.
O narrador vai elencando as histórias dos personagens, como a protagonista Felicité, a sra. Aubain e até o papagaio Lulu para, ao final, inquirir o autor francês: “Faltou uma história, faltou um nome”. Trata-se do nome e da história do negro que a sra. Larsonnière enviou para entregar o papagaio como presente à criada Felicité.
Da pergunta provocativa a um dos mestres da literatura ocidental, em tom de ensaio, crônica ou crítica cultural, o livro segue colecionando histórias em que os personagens sofrem em silêncio, de maneira individual e solitária, um drama coletivo bastante conhecido no país: um menino negro chora num canto do pátio da escola, uma babá se questiona sobre a própria ocupação ao levar um garoto para a escola, um “homem sujo” é atacado por uma horda de “gente de bem” em um “bairro limpo”, um africano se emociona ao ver o pôr do sol em Ipanema, com os Dois Irmãos ao fundo, pensando no continente do outro lado do Atlântico.
As narrativas desenvolvem diferentes formas de contar, às vezes ligadas à tradição das lendas e das fábulas, como no caso do conto Gigantes, que empresta título ao livro. Alguns textos, como No lado que resta, parecem antecipar os eventos da pandemia global.