🔓 Teresa Montero assina nova biografia de Clarice Lispector

“À procura da própria coisa” é fruto de mais de 30 anos de pesquisa de uma das maiores especialistas na obra clariceana e traz bastante material inédito
Clarice Lispector em registro feito entre 1960 e 1965. Foto: Revista Manchete/Arquivo da Família
24/11/2021

Nas mais de 700 páginas do livro À procura da própria coisa: uma biografia de Clarice Lispector, lançado pela Rocco, a professora Teresa Montero reúne todo o conhecimento — e muito material inédito — de quem pesquisa a obra clariceana há mais de 30 anos.

O novo trabalho amplia a biografia que Teresa lançou em 1999, Eu sou uma pergunta, para a qual entrevistou mais de 80 pessoas que conviveram com Clarice. Agora, a especialista traz ainda mais curiosidades e informações que estavam “perdidas”, como a primeira entrevista de Lispector, o fato de que ela foi monitorada por governos antidemocráticos e atualiza a árvore genealógica da escritora nascida na Ucrânia.

“Mais do que apresentar novos enfoques sobre vida e obra de Clarice Lispector, lançando mão de depoimentos inéditos de amigos e parentes, o livro propõe uma nova metodologia para abordar um conjunto de fontes primárias e referências bibliográficas que passaram despercebidas pelos pesquisadores”, explica a autora.

Montero, além de ter um extenso trabalho acadêmico sobre a obra de Clarice, é responsável por organizar várias coletâneas que contemplam o legado da autora de livros como Perto do coração selvagem (1943), A paixão segundo G.H. (1964) e A hora da estrela (1977), entre outros.

À procura da própria coisa: uma biografia de Clarice Lispector
Teresa Montero
Rocco
768 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho