Nas mais de 700 páginas do livro À procura da própria coisa: uma biografia de Clarice Lispector, lançado pela Rocco, a professora Teresa Montero reúne todo o conhecimento — e muito material inédito — de quem pesquisa a obra clariceana há mais de 30 anos.
O novo trabalho amplia a biografia que Teresa lançou em 1999, Eu sou uma pergunta, para a qual entrevistou mais de 80 pessoas que conviveram com Clarice. Agora, a especialista traz ainda mais curiosidades e informações que estavam “perdidas”, como a primeira entrevista de Lispector, o fato de que ela foi monitorada por governos antidemocráticos e atualiza a árvore genealógica da escritora nascida na Ucrânia.
“Mais do que apresentar novos enfoques sobre vida e obra de Clarice Lispector, lançando mão de depoimentos inéditos de amigos e parentes, o livro propõe uma nova metodologia para abordar um conjunto de fontes primárias e referências bibliográficas que passaram despercebidas pelos pesquisadores”, explica a autora.
Montero, além de ter um extenso trabalho acadêmico sobre a obra de Clarice, é responsável por organizar várias coletâneas que contemplam o legado da autora de livros como Perto do coração selvagem (1943), A paixão segundo G.H. (1964) e A hora da estrela (1977), entre outros.