🔓 Ted Chiang publica os contos de “Expiração”

No segundo livro de sua carreira, norte-americano combina temas clássicos da ficção científica com profundas reflexões filosóficas
Ted Chiang, autor de “Expiração”
06/07/2021

Nos nove contos de Expiração, o norte-americano Ted Chiang mistura temas clássicos da ficção científica com profundas reflexões filosóficas, transitando entre sinistras possibilidades futurísticas e questões existenciais que sempre acompanharam o ser humano.

Por meio de uma prosa “simples e direta”, conforme definição da revista The New Yorker, Chiang imagina os cenários mais diversos: há uma civilização futurística que usa cilindros de ar no lugar dos pulmões, diferentes linhas temporais vividas por uma mesma pessoa e a prece de uma arqueóloga que vive numa realidade na qual religião e ciência andam de mãos dadas.

“Os contos de Chiang são notáveis pela fusão de puro intelecto e emoção. No cerne de cada um, há um conceito profundo e rico, um fascínio metafísico ou mistério científico, entremeado por uma narrativa de refinada sensibilidade humana e alma”, define o jornal The Washington Post.

O conto História da sua vida, que dá nome ao livro anterior do autor, inspirou o filme A chegada (2016), de Denis Villeneuve. Com Amy Adams no papel principal, o de uma linguista que precisa estabelecer contato com extraterrestres que se instalaram na Terra, o longa-metragem foi indicado a oito categorias do Oscar.

Ted Chiang nasceu em Port Jefferson, Nova York, em 1967. Estudou ciência da computação e foi aluno do curso de escrita de ficção científica e fantasia da Michigan State University. Com apenas dois livros publicados, ganhou quatro vezes cada um dos principais prêmios literários dedicados à FC — Hugo, Nebula e Locus.

Expiração
Ted Chiang
Trad.: Braulio Tavares
Intrínseca
416 págs.
História da sua vida e outros contos
Ted Chiang
Trad.: Edmundo Barreiros
Intrínseca
368 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho