A escritora, cronista, roteirista e podcaster Tati Bernardi é a convidada do Entrelinhas desta sexta-feira (17), às 20h, na TV Cultura. Em conversa com o apresentador Manuel da Costa Pinto, ela comenta o processo de criação de A boba da corte, romance lançado pela Fósforo em que leva o humor ácido de suas crônicas e contos para a narrativa longa.
Narrado em chave autoficcional, o livro acompanha uma protagonista que, ao organizar a festa de aniversário em seu apartamento em Higienópolis, é tomada por uma crise de pânico após receber uma mensagem de uma amiga perdida no trajeto. O episódio desencadeia uma sequência de reflexões sobre pertencimento de classe, ascensão social e os códigos da elite paulistana — tudo filtrado por humor mordaz e olhar autocrítico. A obra insere-se na tradição da “autossociobiografia”, ao articular questões familiares, políticas e afetivas enquanto traça um retrato ácido da chamada elite progressista.
O Entrelinhas também traz o quadro Memória, dedicado à poeta, prosadora e dramaturga paulista Hilda Hilst (1930–2004). A homenagem revisita a obra da autora, marcada pela mistura de erotismo, misticismo e transgressão, presente em títulos como A obscena senhora D, Bufólicas e Júbilo, memória, noviciado da paixão.