🔓 Sueli Carneiro vence o Troféu Juca Pato

Filósofa e ativista paulistana é a 58ª vencedora do prêmio concedido pela União Brasileira de Escritores
Sueli Carneiro, autora de “Lélia Gonzalez: Um retrato”
16/09/2025

A filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro é a vencedora da 58ª edição do Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Ela foi escolhida em votação online pelos sócios da entidade após a publicação de Lélia Gonzalez: Um retrato (Zahar), e receberá o troféu no dia 28 de novembro, durante o Flipetrópolis, em Petrópolis (RJ).

A entrega será feita no Palácio de Cristal, às 21h, pelas mãos da jornalista Míriam Leitão, vencedora em 2024, conforme a tradição da premiação. A escritora Conceição Evaristo, que recebeu o título em 2023, também confirmou presença no evento.

Criado em 1962 por iniciativa do escritor Marcos Rey, o Troféu Juca Pato é um dos principais reconhecimentos da literatura brasileira. Já foram homenageados nomes como Lygia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade e Antonio Candido, além de personalidades políticas como Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso.

O prêmio é concedido a intelectuais que tenham publicado obra de destaque no ano anterior e cuja trajetória literária e atuação pública contribuam para o desenvolvimento cultural do país e para a defesa de valores democráticos e republicanos.

A vencedora
Nascida em São Paulo em 1950, Sueli Carneiro é doutora em Educação pela USP e cofundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra. É autora de livros como Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil (2011) e Escritos de uma vida (2019). Em 2022, recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade de Brasília (UnB).

Premiados anteriores
Em 2024, o troféu foi concedido a Míriam Leitão, pela obra Amazônia na encruzilhada: O poder da destruição e o tempo das possibilidades (Intrínseca). No ano anterior, a vencedora foi Conceição Evaristo, com o romance Canção para ninar menino grande (Pallas Editora). Também receberam o prêmio nos últimos anos Padre Júlio Lancellotti (2022), Laerte Coutinho (2021) e Ailton Krenak (2020).

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho