🔓 Sueca Selma Lagerlöf tem romance publicado no Brasil

“A saga de Gösta Berling”, lançado em 1891, é considerado precursor do realismo fantástico; edição traz posfácio da francesa Marguerite Yourcenar
Selma Lagerlöf, autora de “A saga de Gösta Berling”
08/02/2021

A Carambaia inicia o ano com a publicação do livro de estreia da sueca Selma Lagerlöf (1858-1940), até então inédito no Brasil. Traduzido diretamente do sueco por Guilherme da Silva Braga, o romance A saga de Gösta Berling ganha edição numerada de mil exemplares, com posfácio da francesa Marguerite Yourcenar.

Considerado um dos precursores do realismo fantástico, o livro narra a trajetória errática do personagem-título — um pastor que cai em desgraça devido ao alcoolismo e consegue se reerguer graças à compaixão da mulher mais poderosa do condado de Värmland, na Suécia, onde a história é ambientada.

Ao conceder o Nobel de Literatura à autora, em 1909, a Academia Sueca considerou a narrativa — que traz uma forte presença da natureza e criaturas fantásticas, como duendes e a ninfa da floresta — um rompimento decisivo com o “realismo falso e insalubre” da época.

Nascida em 1858, Selma cresceu na casa senhorial de Märbacka e foi educada em casa por seu pai — responsável por lhe transmitir o amor pela palavra escrita. Mais tarde, tornou-se professora. Após abandonar o magistério por conta do sucesso de seu primeiro livro, dedicou-se a uma obra que passa por temas como o feminismo e o pacifismo.

A saga de Gösta Berling
Selma Lagerlöf
Trad.: Guilherme da Silva Braga
Carambaia
416 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho