No romance Sua alteza real, em pré-venda pela Companhia das Letras, Thomas Mann demonstra — em tom satírico — a decadência da sociedade europeia ao narrar a trajetória de Klaus Heinrich, um príncipe que se encanta pela filha de um bilionário norte-americano.
Além de Heinrich, outro importante personagem da história é o grão-ducado de Grimmburg. Esse território ilustra a rigidez de uma Europa tradicionalista em relação à postura de Samuel Spoelmann, o americano rico, e sua filha de espírito independente, Imma, por quem o príncipe se apaixona.
Lançado em 1909, após o sucesso de Os Buddenbrook, Sua alteza real é um trabalho de Mann menos conhecido do público brasileiro. A edição anterior do livro, com tradução de Lya Luft, saiu pela Nova Fronteira.
Thomas Mann nasceu na época do Império Alemão, em 1875. Ganhou o Nobel de Literatura de 1929 e assina alguns dos grandes clássicos mundiais da literatura, como A montanha mágica e Doutor Fausto. Morreu na Suíça, após viver bastante tempo exilado nos Estados Unidos, em 1955.