Em seu novo livro, a professora da Universidade Federal Fluminense Stefania Chiarelli seleciona um conjunto de críticas elaboradas em mais de 10 anos de trabalho, lendo e comentando publicações literárias.
Partilhar a língua: leituras do contemporâneo traz textos que, com olhar feminista, exploram sua relação com a vida, a geopolítica e um extenso repertório de obras literárias. Colaboradora do Rascunho, ela analisa a obra de autores como Domenico Starnone, Elena Ferrante, Elif Batuman, Miguel Bonnefoy, Milton Hatoum e Olga Tokarczuk, entre outros.
“Temos aqui um livro preciso, erudito e político como exigem os duros tempos em que vivemos, mostrando-nos, sobretudo, o quanto precisamos da literatura”, escreve Beatriz Resende sobre Partilhar a língua.
Professora Associada de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense, Stefania realizou os estudos de mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005).