A partir de 6 de abril, a professora carioca Stefania Chiarelli ministra o curso O conto brasileiro em dez momentos. Em quatro encontros virtuais, que acontecem às 19h de todas as quartas-feiras do mês, a colaboradora do Rascunho revisita o que de mais marcante aconteceu na narrativa breve dos últimos 60 anos. Inscreva-se.
As aulas — promovidas pela Acaso Cultural, do Rio de Janeiro — se debruçam sobre textos de nomes consagrados e mais recentes da literatura brasileira, como Rubem Fonseca, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Conceição Evaristo, entre outros.
“Entre o já canônico e a força emergente do novo, as aulas oferecem um mergulho na palavra de grandes autoras e autores, para pensar o que significa ler essa ficção tão significativa no Brasil de 2022”, explica Stefania, que dá aulas de literatura brasileira na Universidade Federal Fluminense.
Na edição de março do Rascunho, a professora analisou os contos do livro Erva brava, de Paulliny Tort, que mergulha nas veredas interioranas e acena para o clássico romance de Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas.