A partir desta sexta-feira (16), o site do Itaú Cultural terá um espaço reservado a nomes ainda pouco conhecidos da literatura brasileira. A coluna “Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea” pretende colocar o público em contato com novos autores da cena literária no país, revelando mais sobre suas trajetórias e obras.
O espaço será atualizado mensalmente e a responsável pela curadoria dos primeiros cinco textos é a pesquisadora e professora Fabiana Carneiro da Silva, cuja tese de doutorado analisa a maternidade negra no livro de Ana Maria Gonçalves, Um defeito de cor.
Na estreia é apresentado o trabalho da alagoana Kika Sena. Escritora, arte-educadora, diretora teatral, atriz, poeta e performer, ela atualmente vive na capital do Acre, Rio Branco. Em 2016 lançou o livro independente Marítima. No ano seguinte, Periférica foi publicado pela Padê Editorial. Sua obra mais recente, também independente, é a zine Subterrânea, de 2019.
Kika é licenciada em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora nas áreas de gênero, sexualidade, raça e classe. A partir de 2015, vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à voz e a palavra em performance, tendo como referência o corpo da mulher trans e travesti na cena teatral e social. No teatro, dirigiu o espetáculo Transmitologia, em 2019.
As obras selecionadas para a coluna podem ser ou não inéditas, escolhidas a partir de material já publicado dos autores, ou até mesmo feitas especialmente para o site. A seleção de Fabiana é por região, garantindo, além de diversidade de temas, estilos e gêneros, uma pluralidade de paisagens, sotaques e histórias.