🔓 Silviano Santiago ministra aula virtual

Escritor mineiro fala sobre Machado de Assis e Graciliano Ramos; encontro acontece nesta quinta-feira (18), às 19h, no canal do YouTube da editora Cepe
Silviano Santiago, autor de “Fisiologia da composição: Gênese da obra literária e criação em Graciliano”
15/02/2021

O escritor Silviano Santiago ministra uma aula virtual sobre Graciliano Ramos e Machado de Assis nesta quinta-feira (18), às 19h. O encontro, gratuito, acontece no canal do YouTube da editora Cepe, que está promovendo o evento, e tem mediação de Schneider Carpeggiani, editor do Suplemento Pernambuco.

O ponto de partida da aula é o livro que Santiago acaba de lançar, Fisiologia da composição: Gênese da obra literária e criação em Graciliano Ramos e Machado de Assis. A obra — terceira do autor publicada pelo selo Suplemento Pernambuco, da editora Cepe — analisa as Memórias do cárcere (1953), de Graciliano, e as Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado.

Natural de Formiga (MG), Silviano Santiago nasceu em 1936. Doutor em letras pela Sorbonne, já transitou por vários gêneros literários — romance, conto, ensaio — e venceu, entre outros prêmios, três vezes o Jabuti. Genealogia da ferocidade (2017) e Mil rosas roubadas (2014) são dois de seus títulos mais recentes.

Fisiologia da composição: Gênese da obra literária e criação em Graciliano Ramos e Machado de Assis
Silviano Santiago
Cepe
235 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho