🔓 Silvana Tavano e Ana Maria Vasconcelos vencem Prêmio Oceanos

"Ressuscitar mamutes" e "Longarinas" são os ganhadores nas categorias prosa e poesia; cada autora recebe R$ 150 mil
A romancista Silvana Tavano e a poeta Ana Maria Vasconcelos
10/12/2025

O Prêmio Oceanos 2025 anunciou Silvana Tavano e Ana Maria Vasconcelos como vencedoras nas categorias prosa e poesia, respectivamente. O júri escolheu o romance Ressuscitar mamutes, de Silvana Tavano, como o melhor livro de prosa publicado em língua portuguesa em 2024. Já o livro de poemas Longarinas, de Ana Maria Vasconcelos, conquistou o prêmio na categoria poesia. A cerimônia ocorreu na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, e premiou cada vencedora com R$ 150 mil.

Publicado pela Autêntica Contemporânea, Ressuscitar mamutes narra, por meio da memória e da imaginação, a relação entre mãe e filha e a tentativa de reorganizar o passado para ressignificar o futuro. O tempo, a perda e a possibilidade de “recriar” o passado são acionados pela narradora em um movimento que cruza lembranças, ciência e projeções para o porvir.

Em poesia, Longarinas, editado pela 7Letras, destacou-se pela concisão e pela força imagética. O livro reafirma a escrita de Ana Maria Vasconcelos, que trabalha com formas breves e observa, em poemas de poucos versos, os gestos do cotidiano, a passagem do tempo e o corpo em movimento.

Os finalistas do Oceanos foram selecionados entre 3.142 concorrentes de 488 editoras, com representantes de Angola, Moçambique e Portugal, além do Brasil. Eles passaram por três etapas classificatórias e foram lidos e avaliados por três júris formados por especialistas de três continentes, até chegar aos dois vencedores.

Leia Inquérito com Silvana Tavano

Ressuscitar mamutes
Silvano Tavano
Autêntica
120 págs.
Longarinas
Ana Maria Vasconcelos
7Letras
76 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho