🔓 Série de livros mapeia características da literatura no Brasil

Organizada por Afrânio Coutunho e com mais de 60 colaboradores, coleção tem quase duas mil páginas e vai do barroco ao modernismo
Lygia Fagundes Telles, uma das principais escritoras brasileiras do século 20
28/07/2023

O baiano Afrânio Coutinho se tornou um dos maiores estudiosos da historiografia da literatura brasileira. Durante sua trajetória, fez um estudo minucioso sobre o assunto, o que deu origem à série A literatura no Brasil. Divididos em seis volumes, os livros foram reeditados pela Global Editora, com novo projeto gráfico e atualizações.

Juntos, os livros apresentam os ensaios fundamentais para um dos mais completos estudos da literatura brasileira, sempre com direção de Afrânio Coutinho e codireção de Eduardo Coutinho — e com uma diversidade de abordagens sobre a nossa literatura por meio de textos assinados por grandes estudiosos do tema: de Antonio Candido a Wilson Martins, passando por  Décio de Almeida Prado e Câmara Cascudo.

Do romantismo ao realismo brasileiro, Afrânio Coutinho organizou a coletânea de forma que ela ressalte a importância e as características da literatura do país, entendendo como a mesma explora assuntos históricos, dos costumes e das tradições populares, tornando-se uma arte madura nos anos 1950 do século 20.

Com mais de 60 colaboradores, os volumes da coleção são: A literatura no Brasil Vol. I — Introdução geral, A literatura no Brasil Vol. II — Era Barroca e Era Neoclássica, A literatura no Brasil Vol. III — Era Romântica, A literatura no Brasil Vol. IV – Era Realista e Era de transição, A literatura no Brasil Vol. V — Era Modernista e A literatura no Brasil Vol. VI — Relações e Perspectivas. Os seis volumes são vendidos separadamente, mas também podem ser adquiridos no formato de BOX.

Nascido em Salvador, em 1911, Afrânio Coutinho era formado em medicina, mas não seguiu a carreira, sendo professor do ensino secundário e bibliotecário até 1942. Após cinco anos nos Estados Unidos, trabalhando como redator-secretário da revista Seleções do Reader’s Digest, foi nomeado professor catedrático de literatura no colégio D. Pedro II. Fez parte da Academia Brasileira de Letras e em 1967 criou a Faculdade de Letras da UFRJ.

Box A literatura no Brasil
Org.: Afrânio Coutinho
Global
2984 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho