O livro Bob Dylan: letras (1975-2020), em pré-venda pela Companhia das Letras, reúne versos do norte-americano desde o álbum Blood on the tracks, de 1975, até Rough and rowdy ways (2020), lançado durante a pandemia.
A edição, bilíngue, é o segundo volume de um projeto que traz para o português todas as letras de Dylan, vencedor dos principais prêmios das áreas às quais se dedicou. Em 2016, a Academia Sueca concedeu-lhe o Nobel de Literatura ao reconhecer que ele “criou novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana”.
As letras dos 18 discos que compõem o conjunto, gravadas em estúdio entre 1975 e 2020, mostram o poder narrativo do artista multifacetado, nascido no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, em 1941. De acordo com a editora, as canções “misturam erudição e oralidade e podem ser lidas como incontornáveis crônicas da nossa época”.
O volume anterior de letras, também em edição bilíngue e com tradução assinada por Galindo, cobre o período de 1961 a 1974. Like a Rolling Stone, Mr. Tambourine Man e The times they are a-changin são algumas das músicas mais famosas de Bob Dylan.