🔓 Novo volume da poesia completa apresenta experimentações de Emily Dickinson

Publicado pela Editora Unicamp e com tradução de Adalberto Müller, livro reúne poemas que mostram processo criativo da autora americana
A poeta Emily Dickinson, que foi praticamente desconhecida em vida
16/12/2021

A poeta americana Emily Dickinson publicou apenas dez poemas em vida, que foram veiculados em jornais. Mas sua obra não para de ser editada desde 1886, quando ela morreu. A Editora Unicamp publica agora o segundo volume da Poesia Completa da escritora, que ganha o nome de Folhas soltas e perdidas.

Com tradução de Adalberto Müller, o volume mostra Dickinson fora do âmbito dos fascículos, quando, depois de haver alcançado simultaneamente as fronteiras mais longínquas de seu estilo, ela entrou mais uma vez numa fase de profunda experimentação.

“Marcados por notáveis e novos passos rumo ao exílio e à alegria, ao desprendimento e ao deleite, tais textos também nos levam a conhecer mais a fundo o processo lírico de seus esboços, quando a mão que corre pelas folhas soltas é acometida e tomada por uma estranha agência, por um Outro que, como a poeta escreveu, ‘baixa’ e ‘toma conta da mente da gente’”, diz a professora Marta Werner na apresentação da obra.

Nasceu em Amherst, Massachusetts (EUA), em 1830, Dickinson morreu na mesma cidade, em 1886. Em uma das poucas viagens que realizou, a poeta apaixonou-se pelo reverendo Charles Wadsworth, um amor que nunca foi correspondido. Dickinson viveu grande parte da vida na casa paterna, em um quase isolamento físico, e enfrentou diversas crises depressivas. As pessoas mais próximas da poeta foram seus irmãos, Lavinia e Austin, e a mulher dele, Susan Gilbert, que além de amigos eram parceiros intelectuais.

Após sua morte, porém, sua irmã descobriu um verdadeiro tesouro na cômoda de seu quarto: manuscritos de cerca de 1.800 poemas, escritos ao longo de 30 anos. Logo, a obra de Emily Dickinson foi alçada a uma das principais da literatura mundial.

Poesia completa, vol.2 — Folhas soltas e perdidas
Emily Dickinson
Trad.: Adalberto Müller
Editora Unicamp
768 págs. 
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho