Em comemoração ao centenário de José Saramago (1922-2010), a Companhia das Letrinhas lança Uma luz inesperada e reedita O silêncio da água, com ilustrações da espanhola Yolanda Mosquera. Ambos são indicados para leitores a partir de 7 anos.
No primeiro livro, cuja narrativa já tinha aparecido na antologia A bagagem do viajante, o vencedor do Nobel de Literatura de 1998 recorda o dia em que foi ajudar o tio a vender porcos na feira. “O mito do paraíso perdido é o da infância — não há outro”, escreve.
Já em O silêncio da água, durante um dia de pescaria, um menino sente um enorme peixe fisgar seu anzol. E se inicia, assim, uma grande aventura — que tenta mostrar como, para os pequenos, acontecimentos banais adquirem tons fantásticos.
José Saramago nasceu em 1922, em Portugal. Além do Nobel, ganhou o Camões (1995) e vários outros importantes prêmios literários. O evangelho segundo Jesus Cristo (1991), Ensaio sobre a cegueira (1995) e As intermitências da morte (2005) são alguns de seus principais livros. Morreu em 2010.