🔓 Rutger Bregman publica o “novo Sapiens”

Em “Humanidade: uma história otimista do homem”, historiador holandês vai contra a recorrente ideia de que o ser humano é essencialmente ruim
Rutger Bregman, autor de “Humanidade: uma histĂłria otimista do homem”
02/03/2021

O selo CrĂ­tica, da Planeta, publicou o livro Humanidade: uma histĂłria otimista do homem. Na obra, Rutger Bregman vai contra toda a ideia cristalizada no mundo ocidental de que o ser humano Ă© ruim por natureza.

Nessa narrativa contra o senso comum, o historiador holandês se apoia em episódios históricos para mostrar como, em momentos de crise, os homens são bons uns com os outros — o que parece estranho à primeira vista, claro, quando se considera as manchetes de jornais, guerras mundiais, miséria e toda sorte de problemas sociais.

“Meu argumento é simplesmente o seguinte: nós, quando ainda somos crianças — em uma ilha não habitada, em meio a uma guerra ou ante uma crise —, temos por natureza uma forte preferência pelo lado bom”, explica Bregman.

Ao longo da narrativa, o autor — considerado responsável pelo “novo Sapiens” [em referência ao best-seller de Yuval Harari] — passa por diferentes áreas do conhecimento para tentar demonstrar seu ponto, a de que “uma visão mais positiva da natureza humana é realista”.

Humanidade: uma histĂłria otimista do homem
Rutger Bregman
Trad.: Claudio Carina
CrĂ­tica
464 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho