🔓 Romances de Alberto Mussa ganham novas edições

Série de narativas policiais históricas retorna em reedições que percorrem cinco séculos da história carioca
Alberto Mussa, autor de “Compêndio mítico do Rio de Janeiro”
24/09/2025

Os cinco romances que compõem o Compêndio mítico do Rio de Janeiro, de Alberto Mussa, chegam às livrarias em novas edições pela Record. O conjunto de obras, que já rendeu ao autor prêmios como Casa de las Américas, Fundação Biblioteca Nacional e Academia Brasileira de Letras, propõe uma releitura da história da capital fluminense por meio de narrativas policiais que percorrem cinco séculos de crimes.

Cada romance se passa em uma época distinta da cidade: A primeira história do mundo acompanha o Rio do século 16; O trono da rainha Jinga, o do século 17; A biblioteca elementar, o do 18; A hipótese humana, o do 19; e O senhor do lado esquerdo, o do 20. Independentes entre si, os livros também transitam por diferentes gêneros narrativos, combinando elementos do romance histórico, do fantástico e do policial.

O projeto literário parte da ideia de que uma cidade não se define pelo temperamento de seu povo ou pela sua cultura, mas pela história de seus crimes. A partir dessa perspectiva, Mussa constrói uma visão singular do Rio, em que a convivência de povos, culturas e mitologias indígenas e africanas forma uma espécie de cenário mítico nacional.

O lançamento das novas edições acontece nesta quinta-feira (25), às 19h, na Janela Livraria, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O evento contará com um bate-papo entre Alberto Mussa e o escritor Eduardo Spohr, mediado por Juliana Spohr, seguido de sessão de autógrafos.

Nascido em 1961, no Rio de Janeiro, Alberto Mussa é romancista, contista e ensaísta. Estudioso da mitologia indígena e africana, já publicou obras em 19 países e 16 idiomas. Além do Compêndio Mítico do Rio de Janeiro, é autor de livros de ensaio, traduções e estudos sobre a formação da língua portuguesa no Brasil.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho