🔓 Romance vencedor do Prêmio Saramago chega ao Brasil

"Morramos ao menos no porto", do português Francisco Mota Saraiva, acaba de ser publicado pela Biblioteca Azul
Francisco Mota Saraiva, autor de “Morramos ao menos no porto”
29/09/2025

O romance Morramos ao menos no porto, de Francisco Mota Saraiva, vencedor do Prêmio Literário José Saramago 2024, chega às livrarias brasileiras pela Biblioteca Azul (Globo Livros). A obra, considerada pelo júri “um livro de sombras, sobre a canalha do mundo, feito de uma linguagem própria”, reflete sobre o desgaste do corpo, da memória e dos afetos.

A narrativa acompanha António, homem que passa os dias em seu apartamento junto a um porto, cuidando do corpo da esposa morta como se ainda estivesse viva. Entre rituais cotidianos e lembranças, ele enfrenta a solidão enquanto a vida segue em torno da vizinhança decadente.

Em declaração após a premiação, Mota Saraiva afirmou que o romance foi “construído em camadas, como se fundado a partir de um núcleo negro e sombrio”, e destacou a busca por uma literatura que dialogue com o presente sem ignorar o passado.

Nascido em Coimbra, em 1988, o autor estreou com Aqui onde canto e ardo, vencedor do Prêmio Revelação Agustina Bessa-Luís em 2023. Com Morramos ao menos no porto, conquistou o reconhecimento do mais importante prêmio da literatura em língua portuguesa.

Morramos ao menos no porto
Francisco Mota Saraiva
Biblioteca Azul
240 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho