🔓 Inédito de Cony mistura crime e desilusões de um religioso

Manuscrito de “Paixão segundo Mateus” foi achado pela família do autor; edição conta com posfácio de Marco Luchesi, que incentivou a publicação da obra
Carlos Heitor Cony, autor de “Paixão segundo Mateus”
10/08/2022

Livro póstumo “achado” pela família de Carlos Heitor Cony, Paixão segundo Mateus chega ao público quatro anos após a morte do autor. O romance conta com prefácio de Marco Lucchesi, ex-presidente da ABL e que incentivou a publicação da obra.

A trama gira em torno da história do seminarista Mateus, desencantado com a vida religiosa, o que, em certa medida, remete às experiências pessoais do próprio Cony. Ao mesmo tempo em que o protagonista é apresentado na narrativa, investigações se desenrolam na polícia sobre uma mulher encontrada morta, estirada na calçada.

O leitor é conduzido então pelo mistério da relação entre o caso e o seminarista, e também por um passeio pela infância de Mateus em Vila Isabel, bairro tradicional do Rio de Janeiro; pelos escuros corredores de uma igreja pobre e abandonada; e pela própria Igreja como instituição. São disputas e intrigas que se desenrolam entre profano e sagrado, travadas por personagens marcados por infortúnios e desassossegos de corpo e alma.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1926, Cony estreou na literatura ganhando por duas vezes consecutivas o Prêmio Manuel Antônio de Almeida, com os romances A verdade de cada dia e Tijolo de segurança.

Considerado um dos maiores expoentes do romance neorrealista brasileiro, Cony também se dedicou com sucesso a outros gêneros: da crônica aos ensaios, das adaptações de clássicos aos contos.

Trabalhou na imprensa desde 1952, ano em que entrou no Jornal do Brasil. Mais tarde foi para o Correio da Manhã, do qual foi redator, cronista e editor. Era colunista da Folha de S.Paulo e comentarista da rádio CBN quando faleceu, no início de 2018.

Paixão segundo Mateus
Carlos Heitor Cony
Nova Fronteira
184 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho