No romance Por que você dança quando anda?, em pré-venda pela Tabla, o djubutiano Abdourahman A. Waberi constrói uma história a partir da inocente pergunta que uma filha pequena faz ao pai, cuja infância foi marcada por problemas de saúde e outras dificuldades.
“Tudo me veio à lembrança”, começa o livro. “Eu sou essa criança que nada entre o presente e o passado. Basta que eu feche os olhos e tudo me vem à lembrança. Lembro do cheiro da terra molhada depois da primeira chuva, da poeira dançando nos raios de luz. E me lembro da primeira vez que fiquei doente.”
O ponto de partida das memórias doídas é uma madrugada do início dos anos 1970, quando o protagonista começa a ser fustigado pela febre e “gritava de dor e de raiva, tremendo”. Uma das figuras centrais para a criança é Cochise, sua vó. E tudo isso retorna quando a pequena Béa, filha do personagem, faz a pergunta que dá nome ao livro.
Abdourahman A. Waberi nasceu no Djibuti, em 1965, um país africano na costa do Mar Vermelho. Vinte anos depois, mudou-se para Caen, na França, onde estudou literatura de língua inglesa. Por que você dança quando anda? é o primeiro livro do autor lançado pela Tabla.