🔓 Romance de R. J. Gadney explora a vida de Einstein

“Aqui quem fala é Albert Einstein” mistura fatos e ficção para contar a trajetória de um dos físicos mais famosos de todos os tempos
R. J. Gadney, autor de “Aqui quem fala é Albert Einstein”
12/04/2021

Fatos e ficção se confundem no romance Aqui quem fala é Albert Einstein, de R. J. Gadney (1941-2018), lançado pela Intrínseca. Na obra, o autor inglês revê a trajetória — pessoal e profissional — de um dos cientistas mais famosos de todos os tempos, vencedor do Nobel de Física de 1921.

A história começa com uma ligação por engano. Em 14 de março de 1954, dia do 75º aniversário de Einstein, Mimi Beaufort disca um número errado e acaba entrando em contato com o autor da Teoria da Relatividade.

Durante a chamada, a estudante de 17 anos se familiariza com os amores, medos e desafios do homem, para além de sua já conhecida expertise no campo da física.

“Uma joia literária habilmente equilibrada entre a verdade histórica e o imaginário”, anota Ian McEwan sobre o livro de Gadney, que foi editor da revista Granta e ministrou aulas em Oxford, Cambridge, Harvard e MIT.

Além de seu trabalho ficcional, o inglês roteirizou séries como Kennedy, vencedora do BAFTA e indicada ao Globo de Ouro, e atuou por 15 anos na Royal College of Art.

Aqui quem fala é Albert Einstein
R. J. Gadney
Trad.: Vera Ribeiro
Intrínseca
288 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho