🔓 Romance de Paola Masino retrata a Itália de Mussolini

Lançado em 1945, “Nascimento e morte da dona de casa” traz uma crítica ao fascismo e à rígida noção de feminilidade que ele promoveu
Paola Masino, autora de “Nascimento e morte da dona de casa”
10/05/2021

Considerado uma “joia da literatura italiana”, Nascimento e morte da dona de casa, de Paola Masino, ganha uma edição no Brasil, publicada pela Instante. O livro entra em pré-venda a partir do dia 12 de maio.

Escrito entre 1938 e 1939, a obra foi avaliada pelos censores do governo italiano e recebeu restrições. Refeita, foi impressa em Milão, mas a gráfica sofreu um bombardeio, e a tiragem toda se perdeu. Em 1945, foi enfim lançada, mais próxima da versão original. Nascimento e morte da dona de casa traz uma crítica ao fascismo e à rígida noção de feminilidade que ele promoveu.

Paola também faz questionamentos sobre maternidade, trabalho doméstico e o autoritarismo contido em macro e microrrelações, sempre com acentos humorísticos, surrealistas e um instinto rebelde.

Embora fique nítida a abordagem da luta da mulher para desempenhar papéis que não correspondem a seus desejos, e com isso todo um questionamento da maternidade e do trabalho doméstico invisibilizado, não foge ao olhar da autora o contexto histórico da Itália no auge da ditadura de Mussolini.

Desafiando interpretações, a dona de casa de Paola continua sendo uma figura enigmática e desconfortável, cuja determinação insolente para desafiar os baluartes dos papéis femininos tradicionais ultrapassa os limites históricos e ressoa poderosamente entre os leitores contemporâneos.

Intelectual versátil e figura notável nos círculos literários e artísticos do século 20, Paola Masino (Pisa, 1908 — Roma, 1989) produziu romances, contos, poemas, libretos de ópera e trabalhou como tradutora e jornalista. Em 1924, sua primeira peça, Le tre Marie, recebeu palavras de encorajamento de Luigi Pirandello, que era um de seus grandes ídolos.

O encontro com Massimo Bontempelli, já um escritor famoso e trinta anos mais velho, data de 1927: a relação sentimental e profissional vai durar a vida toda. Juntos, foram perseguidos pela ditadura fascista, mas isso não os intimidou no trabalho crítico ao regime em seus livros e inúmeros periódicos em que colaboravam.

Nascimento e morte da dona de casa
Paola Masino
Trad.: Francesca Cricelli
Instante
256 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho