🔓 Romance de Nona Fernández revisita o Chile de Pinochet

No festejado “Space Invaders”, autora chilena desenvolve uma curta e densa narrativa onírica, na qual um grupo de amigos revive a tensão da ditadura
Nona Fernández, autora de “Space Invaders”
31/05/2021

No romance Space Invaders, lançado pela Moinhos, Nona Fernández — uma das principais vozes da literatura latino-americana contemporânea — elabora uma curta e densa narrativa sobre o tenso período da ditadura de Pinochet no Chile.

Na obra, um grupo de amigos está tendo sonhos inquietos com Estrella González Jepsen, amiga de infância do pessoal. Nesse clima onírica, os personagens ouvem ecos da voz de Estrella, leem cartas que ela enviava e lembram episódios nacionalistas, frutos da ditadura, que viveram na escola.

A história vai ficando estranha quando se descobre que o pai da menina era funcionário de alto escalão do governo, com parte em ações violentas cometidas pela ditadura de Pinochet, e o grupo começa a pensar sobre as circunstâncias que envolvem o desaparecimento de Estrella.

“Alinhado a outras obras de ficção sobre a memória da ditadura, Space Invaders é uma história de afeto pessoal e de afecção política e trata do que há de residual e fragmentário na memória infantil”, escreve Micheliny Verunschk, autora de O som do rugido da onça, sobre o livro.

Chilena de Santiago, Nona Fernández nasceu em 1971. Publicou seis romances, duas peças de teatro e um livro de contos. Apreciada por nomes como Patti Smith e Alejandro Zambra, recebeu o Prêmio Sor Juana Inés de la Cruz em 2017.

Space Invaders
Nona Fernández
Trad.: Silvia Massimini FĂ©lix
Moinhos
88 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho