🔓 Romance de Émile Zola explora o mundo sujo dos negócios

“O dinheiro”, em pré-venda pela Boitempo, foi escrito no final do século 19 e tem como cenário uma Paris rica, cheia de possibilidades irresistíveis para trapaceiros
Émile Zola, autor de “O dinheiro”
14/05/2021

Os podres do mundo dos negócios estão no centro do romance O dinheiro, de Émile Zola (1840-1902), em pré-venda pela Boitempo. Na história, escrita em 1891, Aristide Saccard está tentando se reerguer após se dar mal em uma sequência de negociações.

Na efervescente Paris do final do século 19, em um momento financeiramente próspero, o protagonista encontra o ambiente perfeito para iniciar seu novo business e angariar muita gente — para uma furada das grandes.

Aos poucos, em meio a golpes e promessas falsas, personagem vai ressurgindo para o mundo dos ricos, em uma narrativa que não deixa de guardar semelhanças com o mundo atual — com suas crises financeiras, manipulações da imprensa e velhos jogos políticos.

Uma das figuras centrais da literatura francesa, Zola é associado ao movimento literário naturalista. Publicou, entre outros livros, Germinal e A besta humana.

O dinheiro
Émile Zola
Trad.: Nair Fonseca e JoĂŁo Alexandre Peschanski
Boitempo
416 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho