🔓 Romance de Bruno Ribeiro acompanha o clima da série “Round 6”

“Porco de raça”, vencedor do Prêmio Machado DarkSide, narra a trajetória de um professor negro rumo à destruição física e psicológica
Bruno Ribeiro, autor de “Porco de raça”
08/10/2021

No romance Porco de raça, vencedor do Prêmio Machado DarkSide, Bruno Ribeiro se inspirou no trabalho de um dos maiores escritores brasileiros para narrar a trajetória de um professor negro rumo à destruição física e psicológica. O lançamento é da editora que promoveu o concurso.

O protagonista, falido, é capturado e levado a lutar com outras pessoas em situações sociais desfavoráveis — para o deleite da alta sociedade, que assiste à porradaria em êxtase. Uma máscara de porco resguarda a identidade do personagem.

Por meio desse clima kafkiano, que também se aproxima da proposta da série Round 6, da Netflix, evidenciam-se diversas críticas sociais e questões existenciais. “Porco de raça é um Esaú e Jacó da deep web”, diz o autor, para quem o trabalho de Machado de Assis, entre outros escritores e artistas de diversas áreas, sempre foi uma grande inspiração.

Bruno Ribeiro nasceu em Pouso Alegre (MG), em 1989. Publicou os livros Como usar um pesadelo (2020), Bartolomeu (2019), Glitter (2018), Febre de enxofre (2016) e Arranhando paredes (2014). Vive em Campina Grande, na Paraíba.

Porco de raça
Bruno Ribeiro
Ilustrações: Wagner Willian
DarkSide
192 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho