Romance de Antonio Tabucchi se passa durante ditadura salazarista

O livro “Afirma Pereira”, do italiano Antonio Tabucchi, é ambientado em Lisboa, no ano de 1938, e é marcado pelo protagonismo de um apático jornalista cultural
Antonio Tabucchi, autor de “Afirma Pereira”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
13/09/2021

No romance Afirma Pereira, lançado pela Estação Liberdade, o italiano Antonio Tabucchi (1943-2012) descreve a trajetória de um apático jornalista cultural em meio à ditadura salazarista de Portugal, em 1938.

O cotidiano do personagem muda radicalmente quando ele contrata um jovem bacharel de filosofia como estagiário. O rapaz, a exemplo do Bartleby de Melville, recusa-se a cumprir suas tarefas e faz de tudo uma questão política.

Apesar da situação desagradável, Pereira parece não conseguir se livrar desse revolucionário de araque. Imerso nessa estranha necessidade, ele passa por uma grande jornada de despertar interior.

“Com personagens que nos são ótimos companheiros de reflexão e transformação e um final construído de forma arrebatadora, esta é uma história sobre coragem essencial para qualquer tempo, mas especialmente oportuna no Brasil de 2021”, escreve a poeta Calí Boreaz sobre o livro.

Antonio Tabucchi nasceu em Pisa, na Itália, em 1943. Foi escritor, tradutor e um dos maiores especialistas portugueses na obra de Fernando Pessoa. Tristano morre, Requiem e Noturno indiano são alguns de seus livros traduzidos no Brasil. No momento, a Estação Liberdade trabalha na versão em português de Para Isabel: uma mandala. Morreu em 2012.

Afirma Pereira
Antonio Tabucchi
Trad.: Roberta Barni
Estação Liberdade
160 págs.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Últimas edições

Publicidade

Publicidade