No romance O túnel, lançado pela DBA, A. B. Yehoshua descreve a trajetória do septuagenário Zvi Luria, um morador de Tel Aviv que é diagnosticado com demência e, tentando lutar contra o declínio mental, acaba se aprofundando na história de seu país de origem.
Quando as lembranças mais simples começam a fugir do personagem, um ponto escuro na tomografia confirma seu declínio mental. Para tentar contornar a situação, Luria se inscreve em um trabalho voluntário e encontra uma família que irá fazê-lo mergulhar nas mazelas de Israel.
“Yehoshua entrelaça magistralmente a narrativa social com o retrato de uma mente em declínio (…) É difícil não interpretar a atrofia do lobo frontal de Zvi como uma espécie de metáfora para a atual estagnação da sociedade israelense”, anotou o New York Times
A mulher de Jerusalém e Fogo amigo são dois outros títulos de Yehoshua lançados no Brasil. O autor — nascido em Jerusalém, em 1936 — ganhou importantes prêmios ao redor do mundo e está traduzido em dezenas de idiomas.