🔓 “Roland Barthes: biografia”, de Tiphaine Samoyault, ganha tradução

Por meio de materiais inéditos, obra lançada pela Editora 34 analisa o trabalho e revisita a trajetória de uma figura central do pensamento francês
Tiphaine Samoyault, autora de “Roland Barthes: biografia”
02/09/2021

Em Roland Barthes: biografia, lançado pela Editora 34, Tiphaine Samoyault utiliza materiais inéditos, como arquivos, diários e documentos pessoais de seu personagem, para analisar o trabalho e revisitar a trajetória de uma figura central do pensamento francês. A tradução é de Sandra Nitrini.

De acordo com Paloma Vidal, no texto de orelha, o pensamento de Barthes é fundamental para se compreender o século 20. Na narrativa, a vida do filósofo que se dedicou ao estudo de mitos, linguagens, criadores e obras se confunde com seu próprio tempo — do qual foi uma espécie de filho e criador.

“Trabalho de exame e de reflexão minucioso, este livro nunca se exime de explicar, esclarecer, desambiguar, posicionando-se em relação aos pontos cegos desta vida, às polêmicas, aos dilemas, às ambivalências na teoria, na política, no amor”, anota Paloma.

Tiphaine Samoyault nasceu em Boulogne-Billancourt, na França, em 1968. É professora de Literatura Geral e Comparada na Universidade de Paris III e possui extenso trabalho de crítica — além de ter contribuído com uma tradução para o francês de Ulysses, do James Joyce, lançada em 2004. A maioria de seu trabalho é inédito no Brasil.

Roland Barthes: biografia
Tiphaine Samoyault
Trad.: Sandra Nitrini
Editora 34
616 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho