A biblioteca no fim do túnel é o primeiro livro do jornalista Rodrigo Casarin, especializado na cobertura de literatura e do mercado editorial. O volume reúne 55 crônicas sobre o universo literário, percorrendo uma extensa e variada biblioteca onde a literatura está próxima do cotidiano e da sociedade, entrelaçada às pequenas e grandes inquietações humanas.
Dividido em três partes, o livro conta com textos inéditos do autor nas aberturas de cada seção e tem orelha assinada pela crítica literária e ficcionista Maria Esther Maciel. A obra está em pré-venda no site da editora Arquipélago até 10 de agosto e chega às livrarias nas semanas seguintes. Os textos da coletânea foram originalmente publicados na coluna Página Cinco, do UOL, no jornal Cândido e também no Rascunho, onde Casarin é assíduo colaborador.
Escrevendo sobre livros há muitos anos, Rodrigo Casarin narra com bom humor suas próprias experiências como leitor: as numerosas tentativas para vencer Cem anos de solidão, a relação afetiva com o Menino Maluquinho, a busca por tesouros escondidos nos sebos, a simbologia de Dom Quixote em sua vida pessoal.
Nas de sua biblioteca, o leitor encontrará clássicos, contemporâneos e quadrinhos, literatura brasileira e estrangeira, leituras inesquecíveis, incômodas ou empacadas. A partir de autores como Umberto Eco, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector e Murilo Rubião, Casarin projeta um olhar sobre o mundo.