Neste domingo (28) o jornalista e escritor Roberto Nicolato lança seu quarto livro, chamado Pacto, a partir das 17h, em evento online transmitido pelo Instagram. O livro, que sai em formato de ebook, foi selecionado pelo Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério do Turismo, com apoio da Lei Aldir Blanc. As ilustrações são do artista Robson Vilalba e projeto gráfico do Estúdio Thapcom.
O romance traz o retrato de uma geração de jovens idealistas e revolucionários no final dos anos 1970, durante o regime militar. O prefácio é assinado pelo romancista e cronista do Rascunho Luiz Ruffato.
“Pacto, que o leitor tem agora em mãos, de alguma forma sintetiza as duas obras anteriores. Trata-se de um ajuste de contas com o passado, não só dos personagens principais — Júlio, Anna e Gabriel —, mas da história do Brasil, algo que, aliás, só as grandes narrativas conseguem, essa ultrapassagem do individual para o coletivo.”
Mineiro radicado em Curitiba desde 1987, Nicolato é também jornalista e professor universitário. Foi finalista do Prêmio Off Flip de Literatura 2020, na categoria Poesia. Além de Pacto, é autor dos romances A caminhada ou O homem sem passado (2013) e Do outro lado da rua (2016), além do livro de poemas Pequeno tratado do amor e da natureza (2020).