🔓 Ricardo Lísias vence Prêmio APCA 2012

11/12/2012
Ricardo Lísias no primeiro encontro do Paiol Literário em 2012.

A Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em assembléia realizada na última segunda-feira (10), elegeu os melhores de 2012 em diversas categorias. Na literatura, O céu dos suicidas, de Ricardo Lísias, foi eleito o Melhor Romance. Angélica Freitas venceu em Poesia com seu mais recente livro, Um útero é do tamanho de um punho. Em Contos/Crônicas/Reportagens, vitória de Aquela água toda, de João Anzanello Carrascoza.

A máquina do poeta, de Nelson Cruz, levou o prêmio de Melhor Infanto-Juvenil, enquanto Caetano W. Galindo venceu em Tradução por seu trabalho no clássico Ulysses, de James Joyce. Por fim, em Biografia, deu Mário Magalhães por Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo, enquanto em Ensaio/Crítica, foi eleito O som da revolução – Uma história cultural do rock 1965-1969, de Rodrigo Merheb.

Faziam parte do júri os jornalistas Amilton Pinheiro, Dirce Lorimier, Gustavo Ranieri, Luiz Costa Pereira Junior, Ricardo Nicola, Sérgio Miguez e Ubiratan Brasil. A cerimônia de entrega de todos os prêmios está marcada para 12 de março de 2013, às 20h, no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

O escritor Ricardo Lísias abriu a temporada 2012 do projeto Paiol Literário. Leia aqui a transcrição da conversa e a resenha de O céu dos suicidas.

Rascunho