Um dos mais destacados dramaturgos do teatro português, Tiago Rodrigues tem pela primeira vez textos publicados no Brasil. By heart e outras peças, lançado pela Editora 34, reúne cinco peças do autor — Natalie Wood, Três dedos abaixo do joelho, By heart, Antonio e Cleópatra e Sopro — escritas entre 2009 e 2017.
By heart e outras peças apresenta para o leitor brasileiro a escrita incomum de um dos mais importantes criadores da atualidade, incluindo um posfácio de Leonardo Gandolfi, poeta e professor de literatura portuguesa da Universidade Federal de São Paulo.
Desde que começou sua vida nos palcos nos últimos anos do século 20, o português Tiago Rodrigues encara o teatro como uma assembleia, um local de encontro, um bar ou um café onde as pessoas se reúnem para discutir as suas ideias e partilhar o seu tempo.
Isso permitiu a este ator, autor e diretor avesso às hierarquias criar uma obra que não apenas combina de forma extremamente original a dramaturgia, a dança, a ficção, o ensaio e a poesia, mas também afirma uma dimensão temporal radicalmente inovadora, que ultrapassa de longe o senso comum e mostra como o presente é construído, poética e politicamente, por muitas camadas.
Diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa, Tiago Rodrigues nasceu na capital portuguesa em 1977, e começou a trabalhar como ator no final da década de 1990. Após colaborar com o coletivo belga STAN, fundou com Magda Bizarro a companhia Mundo Perfeito em 2003, com a qual criou e apresentou cerca de trinta espetáculos em mais de 20 países.
Foi também professor de teatro na escola de dança belga PARTS, na escola suíça Manufacture e no projeto internacional École des Maîtres, entre outras instituições. Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries de TV, artigos, poemas e ensaios.
Em 2018 recebeu o Prêmio Europa e foi distinguido pela República Francesa com o título de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, e no ano seguinte recebeu em Portugal o importante Prêmio Pessoa.