🔓 Reedições da obra de Antonio Candido começam a chegar às livraria neste mês

A primeira leva traz cinco títulos, que estarão disponíveis a partir de 24 de março; ao todo, serão relançadas 17 obras do autor
Antonio Candido, que passa a ter sua obra publicada pela Todavia
13/03/2023

A obra de Antonio Candido (1918-2017) passa a ser publicada pela Todavia a partir deste mês. Ao todo serão 17 livros, alguns deles clássicos da crítica literária e do pensamento social brasileiro. Todos eles ganharão, pela primeira vez, versões digitais em e-book.

A primeira leva traz cinco livros: Formação da literatura brasileira (1959), Os parceiros do Rio Bonito (1964), Literatura e sociedade (1965), O discurso e a cidade (1993) e Iniciação à literatura brasileira (1997). Os títulos chegam às livrarias no dia 24 de março.

No segundo semestre de 2023, e em duas levas semestrais em 2024, virão os seguintes títulos: Vários escritos; Um funcionário da monarquia; Teresina etc.; A educação pela noite; Brigada ligeira; O método crítico de Silvio Romero; Ficção e confissão; O observador literário; Tese e antítese; Na sala de aula: cadernos de análise literária; Recortes; O albatroz e o chinês.

Em nota, a Todavia  enfatiza que “tem a grande responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de excelência feito pela Ouro sobre Azul, casa editorial que publicou a obra do autor nos últimos anos, em edições revistas pelo próprio Candido até pouco antes de sua morte”.

Ensaios inéditos
No site da Todavia serão publicados ensaios inéditos sobre cada um dos 17 livros, encomendados especialmente para a ocasião do relançamento. De autoria de intelectuais de uma geração jovem, em boa parte formada por professores que foram alunos de Antonio Candido, os textos apresentam a obra ao público leigo e analisam seu papel de destaque no debate contemporâneo.

Neste primeiro momento, já estarão disponíveis para download gratuito textos da crítica literária e editora Rita Palmeira, que escreve sobre O discurso e a cidade; da pesquisadora e ensaísta Ieda Lebensztayn, sobre Iniciação à literatura brasileira; de Ana Paula Pacheco, escritora e professora de teoria literária na USP, sobre Literatura e sociedade; de Luiz Carlos Jackson, professor de sociologia na USP, sobre Os parceiros do Rio Bonito; e por fim, de Samuel Titan Jr., também professor de teoria literária na USP, que analisa Formação da literatura brasileira.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho