🔓 Rafaela Tavares Kawasaki estreia no romance

“Peixes de aquário” acompanha o drama familiar de imigrantes japoneses no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e mais além, nos anos 1990
Rafaela Tavares Kawasaki, autora de “Peixes de aquário”
19/10/2021

No romance de estreia Peixes de aquário, lançado pela Urutau, Rafaela Tavares Kawasaki narra o drama familiar de imigrantes japoneses no Brasil. A história começa na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e passa por um período dos anos 1990.

“Vivemos sob o mito da receptividade incondicional do povo brasileiro e de que o racismo não existe. Acredito que precisamos deixar de ignorar essas feridas e falar delas”, comenta Rafaela, que viveu com os pais no Japão e optou pelo romance histórico por ser um gênero que permite falar dos outros e, ao mesmo tempo, de si mesma.

A obra acompanha as irmãs Aiko e Kaede. Ao lado do pai e irmãos, as meninas precisam lidar com a morte da mãe e as privações impostas pelo Brasil aos estrangeiros. Somente décadas depois, durante uma enchente ocorrida nos anos 1990, é que as diferentes gerações da família conseguem discutir os rancores do passado.

Rafaela Tavares Kawasaki nasceu em Araçatuba (SP), em 1987. É jornalista e autora dos contos de Enterrando gatos, lançado pela Patuá em 2019. De acordo com Maya Falks, em texto de apresentação de Peixes de aquário, o primeiro romance de Rafaela é “notável e inesquecível”.

Peixes de aquário
Rafaela Tavares Kawasaki
Urutau
252 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho