🔓 Prosa “punk” de Kathy Acker chega ao Brasil

“A vida infantil da Tarântula Negra, por Tarântula Negra”, primeiro livro da americana, de 1973, remete às colagens de William Burroughs 
Kathy Acker, autora de “A vida infantil da Tarântula Negra, por Tarântula Negra”
14/09/2022

A americana Kathy Acker foi uma romancista que trabalhou com temas e estilos de escrita que remetem ao punk da década de 1970. A prosa de Acker chega ao Brasil agora com a publicação de seu primeiro romance, A vida infantil da tarântula negra, por Tarântula Negra.

A edição da crocodilo conta com tradução de Livia Drummond e prefácio de Flá Lucchesi. Escrito em 1973, o processo de apropriação é central para a busca de identidade da narradora nesse livro. Acker cria uma personagem de dezesseis anos, Tarântula Negra, que explora identidades alternativas como assassina e prostituta, copia trechos de livros pornográficos em que se imagina a protagonista e participa de atos sexuais públicos.

A autora faz uma colagem na qual suas próprias palavras se somam às de Marquês de Sade sobre Justine; mistura sua vida com a autobiografia de William Butler Yeats, a vida de Moll Cutpurse, “a rainha regente do desgoverno, a garota arruaceira, a tirana benevolente dos ladrões e assassinos da cidade, a dama urso”, entre outros. Os temas de alienação e sexualidade objetificada do livro se repetem em textos posteriores.

Seus textos, construídos por sobreposição e colagem, remetem ao cut-up de William Burroughs, autor que a definiu como uma “Colette pós-moderna” que “dá a seu trabalho a potência de espelhar a alma de quem o lê”. Seu trabalho de prosa começou em 1972 com uma escrita baseada em sua experiência pessoal exposta de forma crua, constituindo um análogo literário a movimentos da moda, música e artes visuais de sua época.

Em novembro, a crocodilo lança também mais dois livros de Kathy Acker: Sonhei que era uma ninfomaníaca: imaginando e A vida adulta de Toulouse Lautrec, por Henri Toulouse Lautrec.

A vida infantil da Tarântula Negra, por Tarântula Negra
Kathy Acker
Trad.: Livia L. O.S. Drummond
Crocodilo
112 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho