A Galera Record lança no Brasil o projeto “Save the story”, no qual escritores contemporâneos recuperam clássicos mundiais da literatura. Os livros, reescritos para os dias atuais, ganham tambĂ©m novas ilustrações.
SĂŁo histĂłrias que correm o mundo há mais de 200 anos, como Os noivos, reescrita por Umberto Eco; ou Gulliver, recontada por Jonathan Coe. O projeto original foi criado pelo escritor Alessandro Baricco e lançado pela Scuola Holden, na Itália. Os prĂłximos tĂtulos serĂŁo Dom Giovani, pelo prĂłprio Baricco; Cyrano de Bergerac, por Stefano Benni; Crime e castigo, por Abraham B. Yehoshua; AntĂgona, por Ali Smith; Rei Lear, por Melania G. Mazzucco; entre outros.
O intuito do projeto Ă© “salvar do esquecimento contando novamente, com a linguagem apropriada, as grandes histĂłrias para as novas gerações”. Ao final de cada exemplar, um texto contextualiza a importância das histĂłrias e fala de seus autores originais.
Gulliver, por Jonathan Coe:
Clássico da literatura britânica, Gulliver conta as aventuras de Lemuel Gulliver por terras distantes, repletas de criaturas estranhas, como gigantes ou cavalos falantes. Vencedor do Writers’ Guild Best Fiction Award, do PrĂŞmio MĂ©dicis Etranger e do I PrĂŞmio Europeu de Jovens Leitores, entre outros, Jonathan Coe Ă© romancista inglĂŞs.
Os noivos, por Umberto Eco:
Primeiro romance histĂłrico italiano, Os noivos foi inspirado em IvanhoĂ©, de Walter Scott. Entre os temas estĂŁo o heroĂsmo, a força do amor e a natureza hipĂłcrita do ser humano. Adaptado para os palcos em Ăłperas famosas e tambĂ©m para o cinema, a histĂłria conta sobre um casamento que será impedido por um homem poderoso e mau com o intuito de se vingar da noiva, que nĂŁo cede aos seus caprichos. Umberto Eco Ă© autor de, entre outros, O nome da rosa e CemitĂ©rio de Praga.