🔓 Guia abre caminho para desbravar o sertão de Guimarães Rosa

“Para ler Grande sertão: veredas”, do linguista Luiz Carlos de Assis Rocha, esmiúça o dialeto rosiano e guia o leitor em meio à travessia de Riobaldo
Luiz Carlos de Assis Rocha, autor de “Para ler Grande sertão: veredas”. Foto: Clarice Poesia
19/02/2021

O professor Luiz Carlos de Assis Rocha escreveu o guia Para ler Grande sertão: veredas devido à dificuldade que ele mesmo encontrou ao tentar encarar a obra-prima de Guimarães Rosa quando mais jovem. Publicado pela Páginas, o livro tem lançamento oficial marcado para esta próxima segunda-feira (22), às 19h, no perfil do Instagram da editora.

“A obra explica não só o funcionamento da língua, mas o sentido das palavras, das frases, das figuras que Rosa usa”, explica o docente da Universidade Federal de Minas Gerais, que também discute a filosofia por trás da história de Riobaldo, Diadorim e companhia.

Autor de uma tese de doutorado sobre a linguagem rosiana, Luiz Carlos já lecionou diversos cursos a respeito da obra do escritor mineiro — imbuído pela incômoda sensação que experimentou aos 20 anos, quando não entendeu quase nada do romance e resolveu transformar em seu projeto de vida elaborar um guia para facilitar a leitura desse clássico.

Para ler Grande sertĂŁo: veredas
Luiz Carlos de Assis Rocha
Páginas
382 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho