🔓 Primeira edição do Flitabira começa nesta quarta

Em formato híbrido, festival reúne nomes como Mia Couto, Valter Hugo Mãe, Eliana Alves Cruz e Ailton Krenak; atividades seguem até domingo (31)
O moçambicano Mia Couto, que abre a Flitabira nesta quarta (27)
25/10/2021

A primeira edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) começa nesta quarta-feria (27) e segue até domingo (31), em formato híbrido, com transmissão pelo YouTube.

A data de encerramento do festival coincide com o aniversário de Carlos Drummond de Andrade, nascido em Itabira em 1902. O tema central da festa será “A pedra e o sino”, representando importantes simbologias nos diversos contextos políticos e sociais.

Entre os convidados confirmados estão: Mia Couto, Thiago Amparo, Valter Hugo Mãe, Eliana Alves Cruz, Ailton Krenak, José Miguel Wisnik, Itamar Vieira Junior, Monja Coen, Danilo Miranda, Sérgio Abranches, Heloisa Starling, Miriam Leitão, Tom Farias, Bruna Lombardi, Humberto Werneck e Tatiana Salem Levy.

Sem patronos ou autores homenageados, comuns aos festivais de literatura, a Flitabira optou por deixar o protagonismo para a cidade e Drummond, seu filho mais conhecido.

“Quem tem Drummond não precisa de Patrono. Todos os anos vamos elencar aspectos de sua obra e iluminá-los”, afirma Afonso Borges, curador da festa. “Um Festival literário tem que estar conectado em dois polos: a sintonia com o tempo presente, político, cultural e social e a atualidade do mercado editorial, ou seja, os lançamentos mais recentes dos autores selecionado.”

A mediação das mesas será dividida entre Afonso Borges e Bruna Lombardi, direto da casa onde viveu Drummond, com abertura do escritor moçambicano Mia Couto.

O Flitabira vem promovendo ações de incentivo à leitura e à educação em Itabira desde julho de 2021, quando foi inaugurada, na Praça do Areão, a exposição “Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond”, que ficará em exibição até o dia 31 de outubro de 2021.

Além disso, também estão em curso o Prêmio de Redação, voltado a alunos de escolas públicas e privadas de Itabira, e o programa Aulas Livres, do qual podem participar os professores da cidade.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho