🔓 Prêmio SP de Literatura divulga curadores da 16ª edição

Maior concurso do país em premiação individual para o gênero, o Prêmio recebeu 453 obras; cada um dos dois vencedores recebe R$ 200 mil
Os curadores da 16ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura: da esquerda para a direita, Ricardo Ramos Filho, Cecília Scharlach, Fabio Cardoso, Sandra Espilotro e Rogério Pereira
07/06/2023

A organização do Prêmio São Paulo de Literatura divulgou os nomes dos curadores e o número de inscritos de sua 16ª edição. Maior concurso do país em premiação individual para o gênero, o Prêmio recebeu 453 obras, que concorrem às categorias de “Melhor Romance do ano de 2022” e “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2022”.

Serão contemplados um autor por categoria e cada vencedor recebe prêmio de R$ 200 mil. Os vencedores geralmente são divulgados em novembro.

Já o time de curadores desta edição, conta com: Cecília Scharlach, fundadora da Editora Palavra & Imagem nos anos 1980; Fabio Cardoso, jornalista, escritor, professor universitário e colaborador da revista Quatro Cinco Um; Ricardo Ramos Filho, escritor, professor de literatura e presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE); Rogério Pereira, jornalista, editor, escritor, fundador do Rascunho e coordenador do Paiol Literário; e Sandra Espilotro, editora, professora e membro da UBE, CPCLP e CBL.

Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura é promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Em 2022, Antonio Xerxenesky, com Uma tristeza infinita, e Rita Carelli, com Terrapreta, foram os vencedores da 15.ª edição da premiação.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho