🔓 Prêmio Sesc 2025 anuncia vencedores

Marcus Groza, Abáz e Leonardo Piana receberão R$ 30 mil cada e terão seus livros publicados pela editora Senac Rio
Os autores Abáz; Marcus Groza e Leonardo Piana, vencedores do Prêmio Sesc 2025
28/08/2025

Escritores da Bahia, Minas Gerais e São Paulo são os vencedores da edição 2025 do Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes reconhecimentos a novos autores no Brasil. O romance Goiás, do paulista Marcus Groza, conquistou o primeiro lugar na categoria Romance. Em Conto, venceu Massaranduba, do baiano Abáz. Já em Poesia, o mineiro Leonardo Piana foi premiado com Escalar cansa.

As três obras foram selecionadas entre 2.451 inscrições — sendo 1.168 de poesia, 599 de contos e 684 romances. Cada vencedor receberá R$ 30 mil e terá o livro publicado pela editora Senac Rio. Após o lançamento, os títulos estarão disponíveis em livrarias físicas e digitais, além de serem distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc em todo o país.

“O Prêmio Sesc de Literatura é um dos mais importantes reconhecimentos à nova literatura, iniciativa que há mais de duas décadas revela e valoriza novos escritores brasileiros”, afirma Veronica Tomsic, gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Os autores também participarão de mesas-redondas e bate-papos promovidos pelo Sesc ao longo de 2026

Os vencedores
• Marcus Groza (SP) – Poeta, dramaturgo e professor, estreia no romance com Goiás, obra que mistura memória, crítica social e poesia, protagonizada por um cachorro farejador caramelo que simboliza resistência diante da devastação humana e ambiental.

• Abáz (BA) – Professor e historiador, começou a escrever em 2024 e estreia com Massaranduba, coletânea de contos que retrata personagens marginalizados em contextos urbanos e periféricos, transitando entre o trágico e o cômico.

• Leonardo Piana (MG) – Escritor e servidor público, já premiado em romance, estreia na poesia com Escalar cansa, livro que entrelaça referências da mitologia grega com experiências contemporâneas de afeto, dor e identidade.

Sobre o prĂŞmio
Criado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura já revelou 43 novos autores e recebeu cerca de 24 mil originais ao longo de sua trajetória. Reconhecido pela lisura, o processo de avaliação é anônimo — tanto para os autores quanto para o júri —, garantindo que a escolha seja feita exclusivamente pelo mérito literário.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho