O Prêmio Off Flip de Literatura, realizado pelo Selo Off Flip — editora sediada em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro —, anunciou os textos finalistas e vencedores da edição 2022. A comissão julgadora, formada por Nara Vidal, cronista do Rascunho, Ovídio Poli Junior, Sérgio Bernardo e Flávio de Araújo, selecionaram cinco obras em cada categoria, além das menções honrosas.
Na categoria conto, os três primeiros escolhidos foram O vaso grego, de Romualdo de Andrade Filho; O cio da terra, de Mariana Cardoso Carvalho; e Nínive, de Jádson Barros Neves. Na poesia, foram selecionados: Madrigais, de Gustavot Diaz; A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, de Rodolfo Vianna; e Árido, de Yara Fernandes Souza. E entre as crônicas, venceram Melancolia e pressa, de Eduardo Rosal; A África e o Nobel, de Antônio R. Esteves; e A estrutura das bolhas de sabão, de Ataíde Menezes.
Os contos, crônicas e poemas de todo o Brasil e do exterior serão publicados em coletâneas colaborativas (uma para cada gênero), com ampla variedade de temas, estilos e formas. Os autores vencedores serão contemplados com 24 mil reais, assinaturas do Rascunho e do cine Petra Belas Artes (streaming), cota de livros do Selo Off Flip e box especial de livros. O lançamento das coletâneas será no Polo Sociocultural Sesc Paraty durante a Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, de 2022.