🔓 Prêmio Minuano de Literatura anuncia vencedores de 2021

A editora de poesia do “Rascunho”, Mariana Ianelli, e a gaúcha Mar Becker são dois dos oito nomes selecionados na 4ª edição do concurso
Mariana Ianelli, autora de “A menina e as estrelas”
05/11/2021

A 4ª edição do Prêmio Minuano de Literatura, voltado para autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul ou editoras sediadas no estado, anunciou os vencedores de 2021. Os oito nomes foram revelados durante cerimônia realizada na noite desta última quinta-feira (4), na Sala da Música do Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS).

A editora de poesia do Rascunho, Mariana Ianelli, ganhou com as crônicas de Dia de amar a casa (Ardotempo). O paulista Luís Roberto Amabile foi premiado pelos contos de O lado que não era visível para quem estava na estrada (Zouk). No romance, André Timm venceu com Morte, sul, peste, oeste (Taverna).

Nas categorias direcionadas à produção para jovens e crianças, Ivone Rizzo Bins levou o troféu pelo infantil O armário da vovó (Libretos) e Sérgio P. Rossoni ganhou na juvenil, com Birman Flint e a maldição do czar (AVEC).

A obra reconhecida por suas ilustrações é a independente Os avós são para sempre, de Daniel Cassol e com artes de Luiza Hickmann. Já na categoria especial do concurso, Ricardo Timm de Souza venceu com o livro Crítica da razão idolátrica — Tentação de Thanatos, necroética e sobrevivência, também lançado pela Zouk.

“Em todas as áreas da cultura no RS, nossa atenção está voltada para a construção de laços por meio da escuta, do diálogo e da cooperação dos mais variados setores”, disse Beatriz Araujo, secretária da Cultura do estado. “Em especial, no campo da literatura e do livro, o olhar dos escritores imprime construções potentes sobre a identidade gaúcha em toda sua diversidade.”

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho