🔓 Prêmio Máquina de Contos abre inscrições

Concurso voltado a autores inéditos premiará três contos e publicará seleção em livro com versão impressa e digital gratuita
Os 13 contos selecionados, entre vencedores e menções honrosas, serão publicados em versão impressa e digital
28/01/2026

As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Literário Máquina de Contos ficam abertas até 16 de abril. Voltado a autores brasileiros inéditos, o concurso vai premiar três contistas com R$ 2 mil cada e publicar os textos vencedores no aplicativo Máquina de Contos. Os resultados serão divulgados em 13 de maio.

Além da publicação no aplicativo, os três contos vencedores integrarão um livro que reunirá também outros dez textos selecionados com menção honrosa. A obra terá versões impressa e digital, esta última disponível para download gratuito no site do prêmio. Cada autor selecionado receberá três exemplares da edição física, cujo lançamento está previsto para até o fim de 2026.

Os textos inscritos devem ser inéditos, de tema livre, e enviados por autores maiores de 18 anos que não tenham livros publicados comercialmente, seja em formato impresso ou eletrônico — são aceitas apenas autopublicações e participações em coletâneas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial, onde também está disponível o edital completo.

A comissão julgadora desta edição será formada pelos escritores Tiago Velasco, doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e Sérgio Tavares, jornalista e crítico literário.

Na edição anterior, realizada em 2025, os vencedores foram Raquel Ferreira de Andrade, de Brasília; Weslley da Silva Guilherme, do Rio Grande do Sul; e Antonio Carlos de Azevedo Sodré, de São Paulo. O livro resultante do quinto ano do prêmio pode ser baixado gratuitamente no site da iniciativa.

Criado com o objetivo de estimular a literatura brasileira contemporânea e revelar novos autores, o Prêmio Literário Máquina de Contos integra um projeto mais amplo desenvolvido pela Máquina de Contos, aplicativo que distribui mensalmente contos brasileiros em formato digital a clientes de empresas de telefonia e banda larga. Entre os autores já publicados pela plataforma estão Itamar Vieira Junior, Micheliny Verunschk, Eliana Alves Cruz, Jarid Arraes, Geovani Martins, Natalia Borges Polesso, Adriana Lisboa, Raphael Montes e Andréa del Fuego.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. Durante o período de inscrições, o perfil da Graviola Digital no Instagram divulga novidades sobre o prêmio.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho