🔓 Prêmio literário Máquina de Contos anuncia vencedores

A primeira edição do concurso teve 1,3 mil autores inscritos; duas mulheres e um homem compõem o pódio, e dez outros textos recebem menção honrosa
Lara Firmino Araújo, uma das vencedoras do Máquina de Contos
30/04/2021

A primeira edição do concurso literário Máquina de Contos anuncia seus três vencedores: os gaúchos João Pedro Burzlaff Lopes e Ana Carolina Schmidt Ferrão e a mineira Lara Firmino Araújo, com as narrativas A espera, Eram duas ventarolas e O peixe já está morto, respectivamente. Além da publicação dos textos no site do prêmio, os autores ganham R$ 2 mil e um troféu exclusivo.

Pessoas do Brasil inteiro e do Distrito Federal participaram do concurso, com leve predominância masculina — foram 53% de homens e 47%, mulheres. Entre os estados que registraram os maiores números de inscritos estão São Paulo (379), Rio de Janeiro (209) e Minas Gerais (137).

Além de selecionarem os ganhadores, os dois membros da comissão julgadora — Tiago Velasco, doutor em doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e Sérgio Tavares, criador do Nova Crítica — oferecem menção honrosa a dez contos:

A mariposa, de Ricieri Camatti Ramos Silva
A paixão do florista português, de Thaís dos Santos Maranhão
Dama da chuva, de Thiago Orth
Eu te dedico, de Fabiana Queiroz
Matita, de Fabiano Vianna
Os olhos do abismo, de Pedro Junior da Luz Teixeira
Reflexos, de Denilson Soares Cordeiro
Se não eu por mim, quem?, de Rejane Schainberg Ferman
O maior espetáculo da Terra, de Helton Lucinda Ribeiro
O pai na sala, de Matheus de Moura

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho