A 12ª edição do Prêmio Literário José Saramago, voltado para escritores de países lusófonos, está com inscrições abertas até 31 de maio. Romances ou novelas inéditos, escritos por autores de até 40 anos, podem participar. Leia o regulamento.
O concurso, criado pela Fundação Círculo de Leitores para celebrar o Nobel de Literatura concedido a Saramago em 1998, exige que os trabalhos ficcionais tenham um mínimo de 200 mil caracteres com espaços e sejam escritos em língua portuguesa.
A obra vencedora, que será publicada em Portugal e Brasil e garante 40 mil euros ao autor, será escolhida por um júri composto por escritores que anteriormente ganharam o concurso: José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Bruno Vieira Amaral.
Além deles, Pilar del Río participa do júri como representante da Fundação José Saramago, Guilhermina Gomes vota em nome da Fundação Círculo de Leitores e a brasileira Nélida Piñon é membro honorário. O resultado será anunciado em outubro de 2022.