🔓 Prêmio Jabuti anuncia vencedores em 25 de novembro

A 63º edição do prêmio recebeu 3.422 inscrições, 31% a mais do que em 2020; cerimônia será online pelo segundo ano consecutivo
27/09/2021

A cerimônia do 63º Prêmio Jabuti acontece no dia 25 de novembro e, pelo segundo ano consecutivo, será totalmente online. O anuncio foi feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que  promove o concurso desde 1958. Nesta edição, a premiação recebeu 3.422 inscrições. O total é 31% maior do que o número de obras inscritas em 2020.

Além de ter definido a data da cerimônia de entrega das estatuetas, a CBL também destaca outros momentos determinantes: a divulgação dos dez finalistas de cada categoria acontece no dia 9 de novembro, a partir das 12h, pelo site do prêmio. Já a lista dos cinco finalistas de suas respectivas categorias será revelada no dia 16 do mesmo mês.

Mais sobre o 63º Prêmio Jabuti
Nesta edição, o editor e tradutor Marcos Marcionilo assume a curadoria da premiação. No conselho curador, juntam-se a ele Ana Elisa Ribeiro e Bel Santos Mayer, ambas cronistas do Rascunho, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo.

Em sua 63ª edição, o Prêmio Jabuti homenageia Ignácio de Loyola Brandão, autor de 47 livros, entre eles os romances Zero e Não verás país nenhum.

Novos Eixos
Em 2021, o Prêmio reordenou o modo de organização de suas categorias. O Eixo Ensaios passa a se chamar Não Ficção. Já o Eixo Livro torna-se Produção Editorial. As categorias seguem organizadas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

Os vencedores em cada uma das 20 categorias recebem a estatueta e o prêmio de R$ 5 mil. Já o autor ou autores que levar a categoria Livro no Ano recebe R$ 100 mil.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho