A cerimônia do 63º Prêmio Jabuti acontece no dia 25 de novembro e, pelo segundo ano consecutivo, será totalmente online. O anuncio foi feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que promove o concurso desde 1958. Nesta edição, a premiação recebeu 3.422 inscrições. O total é 31% maior do que o número de obras inscritas em 2020.
Além de ter definido a data da cerimônia de entrega das estatuetas, a CBL também destaca outros momentos determinantes: a divulgação dos dez finalistas de cada categoria acontece no dia 9 de novembro, a partir das 12h, pelo site do prêmio. Já a lista dos cinco finalistas de suas respectivas categorias será revelada no dia 16 do mesmo mês.
Mais sobre o 63º Prêmio Jabuti
Nesta edição, o editor e tradutor Marcos Marcionilo assume a curadoria da premiação. No conselho curador, juntam-se a ele Ana Elisa Ribeiro e Bel Santos Mayer, ambas cronistas do Rascunho, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo.
Em sua 63ª edição, o Prêmio Jabuti homenageia Ignácio de Loyola Brandão, autor de 47 livros, entre eles os romances Zero e Não verás paÃs nenhum.
Novos Eixos
Em 2021, o Prêmio reordenou o modo de organização de suas categorias. O Eixo Ensaios passa a se chamar Não Ficção. Já o Eixo Livro torna-se Produção Editorial. As categorias seguem organizadas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Os vencedores em cada uma das 20 categorias recebem a estatueta e o prêmio de R$ 5 mil. Já o autor ou autores que levar a categoria Livro no Ano recebe R$ 100 mil.